sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Millium na pele, depósitos de queratina e não sebo!!

 
Ainda não existe um consenso sobre a origem do milliun; sabemos que são pequenas pápulas ou pontos brancos superficiais que se apresentam na pele como grãos duros e sem um canal para drenagem.
Formam-se no folículo piloso e ao contrário dos comedões ou pontos negros que contém sebo, eles geram uma bola compacta de queratina; por isso a dificulda... de na sua extração que deve ser com ferramenta específica.

É comum observarmos esses pontinhos no recém nascido, principalmente na região nasal e facial - millium primário - devido a retenção sebácea transitória, isto é, a função das glândulas sebáceas ainda não estão plenamente desenvolvidas; sendo que após algumas semanas notamos que eles desaparecem espontaneamente.

Já no adolescente e no adulto - millium secundário - correspondem à obstrução do folículo piloso preenchido de queratina e são mais frequentes na região malar, nasal e principalmente ao redor dos olhos.
Se a presença de grão de millium é numerosa, o esteticista procura fazer a extração dos maiores, deixando os menores ou os restantes para uma outra sessão, a fim de evitar agredir em demasia a pele e também para não alongar a duração do atendimento.
 
 
 
Milium:como tratar e evitar essa bolinhas chatas?
 
As bolinhas em geral tem de 1 a 2mm, não doem, nem coçam, e se não fosse feiozas a gente nem lembraria que elas existem. Como como lembramos sempre é bom tentar evitar né?
Quem usa loções com corticóide ou tomou muito sol (sempre ele!) tem mais risco de desenvolver milia. Machucados na pele, peelings mal feitos, espinhas espremidas, etc também são terreno fértil para as tais bolinhas.

O que você pode fazer se elas tem incomodam?


1. Procure um médico dermatologista e fale com ele sobre esse problema. Dependendo do tamanho e da quantidade o tratamento pode mudar. Em geral se foram poucas o médico faz uma pequena incisão e retira a milia (que é na verdade um pequeno cisto), pela raiz. Normalmente não é necessário anestesiar a pele. Tem que ser feito por alguém que tenha experiência e que retire a capsula do milium. Se forem várias pequeneninas, os peelings seriados com ácidos podem ser uma opção melhor. Alguns estudos mais recentem estão testando laser e Co2 para as bolinhas mais teimosas... algumas podem ser retirada tambem nao limepza de pele!

2. Não tente espremer as fofas. Elas se rebelam, podem infeccionar a pele e . assim um probleminha se transforma em um problemão. Além do que elas são menos superficiais do que parecem e uma bolinha pode se tranformar num buraco. Não queremos isso, certo?

3. Tratamentos com ácidos em casa, como retinóico, adapaleno, etc, também podem ser úteis mas como são medicamentos também precisam ser prescritos.

4. Alguns tratamentos com antibióticos como a Minociclina podem reduzir a inflamação da pele e o aparecimento de milias. A indicação depende de cada caso.
5. Esfoliar a pele uma vez por semana também pode ajudar e evitar o surgimento de novas bolinhas.

6. Evite sol. Evite sol. Evite sol.

7. Faça frequentemente limpeza de pele.

Espero que vocês tenham gostado!!! um bom final de semana para todas queridas leitoras... final de semana quem quiser acompanhar VICIADAS POR ESTÉTICA entrem no facebook:

https://www.facebook.com/ViciadasPorEstetica?ref=hl Beijinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário