terça-feira, 18 de junho de 2013

Secar o cabelo Quente ou frio? Aprenda que jato de ar usar no seu secador de cabelos ....



Há quem diga que hoje, o secador de cabelos é um dos melhores amigos da mulher. Manter os cabelos arrumados e sedosos é um esforço quase diário para muitas de nós, e saber a temperatura certa do jato de ar do secador é fundamental para alcançar bons resultados.Após lavar os cabelos, quando os fios ainda estiverem molhados, não use um jato muito quente, prefira uma temperatura média ou morna. Isso porque os fios molhados ficam com as escamas abertas, e as altas temperaturas podem queimar a estrutura interna do fio, danificando-o, já a morna retira o excesso de umidade sem “matar” o cabelo. Se o objetivo for apenas secar os cabelos, sem usar escova nem fazer outro processo em seguida, o ar frio é ainda mais indicado.

O jato frio também deve ser usado em cabelos que estão passando por tratamento de reconstrução dos fios, naqueles naturalmente muito finos e delicados, e após a escova ou chapinha. Esse último se explica pelo fato que, quando se usa secador quente ou chapinha, o cabelo fica desidratado e acaba absorvendo água do ar logo em seguida, voltando ao estado anterior ao da escova muito depressa.

O jato de ar frio na finalização da escova ou chapinha funciona então como uma forma de proteção, evitando essa absorção de umidade, e dando também brilho, movimento e um efeito liso maior.Nos cabelos de textura considerada normal ou muito espessa (cacheados e crespos), o jato quente é mais recomendado, principalmente para modelar. Lembre-se de sempre manter o secador a pelo menos 10 e no máximo 20 centimetros dos cabelos, assim evita-se que os mesmos sofram queimaduras.

Também não use o secador na mesma região por muito tempo ou de forma fixa, o excesso de calor pode danificar seriamente os fios. Se seus cabelos são oleosos, não direcione o calor para o couro cabeludo para não aumentar a oleosidade.A maioria dos secadores vendidos hoje vem com bocais, que direcionam o jato de ar para os pontos específicos do cabelo, o que diminui os efeitos nocivos e acelera o resultado.

Há também os equipados com difusor, que distribui o calor homogeneamente. É indicado parasecar cabelos crespos ou cacheados sem desmanchar os cachos. Secando de cima para baixo, com temperatura máxima e velocidade média, evita-se que o cabelo fique armado.A potência, ou velocidade, também é fator importante, quanto mais forte o jato mais rápido o resultado. O secador doméstico ideal deve ter uma potência entre 1400 w e 2000 w.Existem alguns sistemas especiais que potencializam o resultado e minimizam os danos.Secadores com infravermelho secam o fio de dentro pra fora, o que diminui os danos na cutícula protetora dos fios.

Os modelos com íons tem na verdade duas versões, os com íons positivos, que abrem a cutícula dos fios, preparando-os para receber tratamentos químicos diversos; e os com íons negativos, que fazem o processo inverso, fechando a cutícula do cabelo e diminuindo assim o efeito de frizz, aquele arrepiadinho desagradável. Alguns dos modelos com íons vem ainda comturmalina na sua composição, esse mineral aumenta o efeito dos íons.Além da preocupação com os cabelos, pense também no seu secador. Para que oaparelho tenha uma vida útil longa não o manuseie com as mãos molhadas, até mesmo por uma questão de segurança, assim evita-se choques elétricos. Não guarde o secadorno banheiro, com o tempo a umidade acaba estragando os componentes do equipamento.

Resumindo:• Jato frio para apenas secar e para finalizar uma escova. Jato quente para modelar o cabelo, especialmente se for para alisá-lo. • Quanto mais potência se usa, mais rápido se termina o penteado e menos se danifica o cabelo.• Seque sempre com o secador a uma distância entre 10 e 20 cm.• Para diminuir o volume do cabelo, seque de cima para baixo; para dar volume siga o caminho inverso.• Use sempre o bocal para direcionar melhor o jato de ar e danificar menos os fios.• É aconselhável usar produtos termo-protetores nos cabelos antes de usar o secador, principalmente se o uso do aparelho for superior a três vezes por semana.

Pronto! Agora dê um trato nas madeixas e fique linda sempre! Beijinhos queridas leitoras....

Nenhum comentário:

Postar um comentário